domingo, 20 de setembro de 2009

Próxima Gira: Festa de Cosme, Damião e Doum, pedimos às pessoas que irão se possível que levem um doce, guaraná ou brinquedo para nossas criancinhas.

Falaremos um pouco sobre essa maravilhosa Falange:

São Cosme e São Damião, santos católicos originários da Arábia, filhos de pais cristãos. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Após uma vida inteira dedicada à cura, e milagres, foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma como morreram.
Seu culto já estava estabilizado no Mediterrâneo no século V. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus despojos para Roma, onde foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.

Alguns relatos afirmam que foram amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e inimigos dos deuses romanos. Em outra versão, na primeira tentativa de morte, foram afogados, mas salvos por anjos. Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados.

Depois de mortos, apareceram materializados ajudando crianças que sofriam violências. Ao gêmeo Acta é atribuído o milagre da levitação e ao gêmeo Passio a tranqüilidade da aceitação do seu martírio. A partir do século V os milagres de cura atribuídos aos gêmeos fizeram com que passassem a ser considerados médicos, pois, quando em vida, exerciam a medicina na Síria, em Egéia e Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro. Mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões.

Sempre confiantes em Deus, oravam e obtinham curas fantásticas. Também foram chamados de "santos pobres". Muitos esforços foram feitos para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã dos filhos gêmeos pagãos de Zeus. Isto não é verdade, embora haja evidências de que a superstição popular muitas vezes fez supor haver em seu culto uma adaptação do costume pagão.

Igreja de Sao Cosme e Sao Damiao em Igaraçu, PernambucoNo Brasil, em 1530, a igreja de Igaraçu, em Pernambuco, consagrou Cosme e Damião como padroeiros. No dia 27 de setembro, quando é realizada a festa aos santos gêmeos, as igrejas e os templos das religiões afro-brasileiras são enfeitados com bandeirolas e alegres desenhos.

No candomblé, são associados aos "ibejis", gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas.
O nome Cosme significa " o enfeitado" e Damião, "o popular".

São padroeiros dos Farmacêuticos; das Faculdades de Medicina; Barbeiros e Cabeleireiros. Protege: Orfanatos; Creches; Doceiras; Filhos em casa; Contra hérnia e Contra a peste. Seu emblema: caixa com ungüentos, frasco de remédios, folha de palmeira.

De acordo com o padre Ernesto, da Cúria Diocesana, o dia em que se homenageia os santos, para a liturgia católica, é dia 27. "Cosme e Damião são mártires da Igreja, de acordo com referências literárias antigas. Eles teriam nascido em Cirro, na Síria, local em que foi construída uma basílica em homenagem aos dois", explicou.

Cosme, Damião e DoumNa umbanda Cosme e Damião foram crianças que desenvolveram a vocação para medicina muito cedo, colocando em prática o que sabiam. Eles teriam morrido com cerca de 40 anos e a oferenda de balas serviria para que os doadores protegessem os espíritos de seus filhos, preservando-os contra doenças. Na Umbanda, além de Cosme e Damião também é homenageado Doum, igualmente médico e pediatra, espírito Ogum (que teria desfrutado de vida terrena).

Os Erês, ou crianças do céu, como são conhecidos, são espíritos puros de coração, encantam e alegram todo o ambiente, trazendo aos presentes uma sensaçao de pureza, alegria e paz.
É impossivel não se contagiar com a ingenuidade dessas criancinhas que lhe pedem a benção, balas e guaraná. São considerados os anjinhos do mais puro sentimento, alegria, felicidade. É tudo de mais belo que possa existir em relação ao amor.
Quando se manifestam nos Terreiros, as crianças ocultam sua ação através de brincadeiras. Porém realizam verdadeiras curas que acabam se tornando imperceptiveis aos mais desavisados.
Além dos erês trabalharem para dissolver a rigidez e frieza de alguns pensamentos e sentimentos humanos, são capazes de trazer muita prosperidade, felicidade, alegria e em muitas vezes milagres, como uma cura inesperada, pois os Ibejis são representantes da medicina e os Erês detentores dos milagres divinos do criador.
Sempre que encontrar um Erê, seja gentil, lhe dê atenção, é a única atitude que uma criança espera de uma pessoa, ouça o que ele diz e pense a respeito, pois muitas vezes dizem o que precisamos ouvir.

*As oferendas realizadas pelo umbandismo, se estendem do dia 27 de setembro até o dia 12 de outubro (Dia das Crianças) consistem em depositar, em um jardim ou parque, doces, refrigerante de guaraná, velas azuis e rosas.
Salve as Criancinhas da Umbanda!!!


Para quem quiser nos conhecer,nosso endereço: Av. João XXIII - 663 (altos).
- Altura da Manograsso.
Telefones para contato: 9578-0550 / 7575-5814

Nossos trabalhos são realizados aos Domingos à partir das 16:00,consultas devem ser marcadas com antecedência,favos ligar ou chegar minutos antes.
- Próxima gira : Dia 27/09 :Festa de Cosme Damião e Doum - às 16:00- Compareçam!!

- Próximo post: um pouco mais sobre nossas Raízes.

Saravá Oxósse,Salve o povo de Aruanda,Salve o povo,e Salve a nossa tão querida e amada Umbanda. Axé a todos e obrigada pela visita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário