segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Tupã Óca do Cacique Aymoré


Próxima Gira: 04/10- Ciganos- uma boa oportunidade pra saber o que o futuro lhe reserva!

Mas afinal de contas, quem são os ciganos? Colocarei este artigo que explica muito bem sobre essa falange.

Assim como muitos grupos e massas coletivas são colocados em várias dimensões galácticas e destinados ao encarne, dentro de um critério divino de avaliação e evolução, a exemplo de Capela e outros, os Espíritos Ciganos que hoje levam esse nome e que foram trazidos para reencarne em massa em nosso planeta Terra de outra galáxia, imigrando por designação divina de outras dimensões planetárias, carregam consigo a sabedoria, os costumes e o conhecimento. Por milênios vêm reencarnando e seguindo a ordem natural da evolução, conseguindo através dos tempos conquistar seu próprio espaço entre os demais, produzindo e conseguindo seus próprios gráficos universais de força no Plano espiritual.

Acreditamos que, em razão também da união que os abençoa, acabaram por socorrer seus próprios pares que agrupando-se em plena evolução, se tornaram uma das mais prestigiadas correntes de trabalho no Plano espiritual, motivo pelo qual, a par de seus já concebidos conhecimentos e magística, ocupam hoje o lugar de destaque nesta dimensão astral, bem como se justifica, a cada passo, ao longo do tempo, a trajetória admirável que vêm travando junto às Falanges da Umbanda Sagrada e toda espiritualidade, explicando-se dessa maneira a importância do trabalho que vêm desenvolvendo neste plano.

Carregam a denominação de Corrente Cigana, tanto quanto as outras tantas correntes de trabalho que conhecemos, com uma tendência natural de torna-se cada vez mais conhecida.

Carregam as Falanges Ciganas, juntamente com as Falanges Orientais, uma importância muito elevada, sendo cultuadas por todo um segmento, e que se explica por suas próprias razões, elegendo a prioridade de trabalho dentro da ordem natural das coisas em suas próprias tendências e especialidades.

Assim, numerosas Correntes Ciganas estão a serviço do mundo imaterial e carregam como seus sustentadores e dirigentes aqueles Espíritos mais evoluídos e antigos dentro da ordem e aprendizado, confundindo-se muitas vezes pela repetição dos nomes comuns apresentados para melhor conhecimento, preservando os costumes como forma de trabalho e respeito, facilitando a possibilidade de ampliar suas correntes com seus companheiros desencarnados e que buscam no universo Astral seu paradeiro, como ocorre em todas outras correntes do Espaço.

O Povo Cigano designado ao encarne na Terra, através dos tempos e de todo o trabalho desenvolvido até então, conseguiu conquistar um lugar de razoável importância dentro deste contexto espiritual, tendo muitos deles alcançado a graça de seguirem para outros espaços de maior evolução espiritual, juntamente com outros grupos de Espíritos, também de longa data de reencarnações repetidas na Terra e de grande contribuição, caridade e aprendizado no plano imaterial.

A argumentação de que Espíritos de Ciganos não deveriam falar por meio de não-ciganos, ou por médiuns não-ciganos, ou que deveriam fazê-lo no idioma próprio de seu povo, é totalmente e está em desarranjo total com os ensinamentos da espiritualidade e sua doutrina evangélica.

Os Espíritos Ciganos agem no plano da saúde, do amor e do conhecimento, suportam princípios magísticos e têm um tratamento todo especial e diferenciado de outras correntes e Falanges. Ao contrário do que se pensa, os Ciganos reinam em suas correntes preferencialmente dentro do plano da luz e positivo, não trabalhando a serviço do mal e trazendo uma contribuição inesgotável aos homens e aos seus pares. Trabalham preferencialmente na Vibração de Direita, e aqueles que trabalham na Vibração da Esquerda não são os mesmos Espíritos de ex-ciganos que se mantêm na Direita ostentando a condição de Guardiões e Guardiãs.

O que existem são os Exus Ciganos e as Moças Ciganas, que são verdadeiros Guardiões a serviço da Lei nas trevas.

Encontramos no Plano Positivo Falanges diversas chefiadas por Ciganos diversos, em planos de atuação diversos. Dentre os mais conhecidos, podemos citar os Ciganos Pablo,Wlademir, Ramires, Juan, Pedrovick, Artemio, Hiago, Igor,Vitor e tanto outros, e, da mesma forma, as Ciganas como Esmeralda, Carmem, Salomé, Carmensita, Rosita, Madalena, Yasmin, Maria Dolores, Zaria, Sunakana, Sulamita, Wlavira, Liarin, Sarita e muitas outras também.

É importante que se esclareça que a vinculação vibratória e de Axé dos Espíritos Ciganos tem relação estreita com as cores utilizadas no culto e também com os incensos. Para o Cigano de trabalho, se possível, deve ser mantido um altar separado do altar geral, o que não quer dizer que não se possa cultuá-lo no altar normal. Esse altar deve manter sua imagem, o incenso apropriado, uma taça com água e outra com vinho, mantendo a pedra da cor de preferência do Cigano em um suporte de alumínio. É importante fazer-lhe oferendas periódicas e mantê-lo iluminado sempre com vela branca e outra da cor referida. No caso das Ciganas, apenas alterar a bebida para licor doce. Sempre que possível, deve-se derramar algumas gotas de azeite doce na pedra, deixando por três dias para depois limpa-la.

Os Espíritos Ciganos gostam muito de festas, e todas devem acontecer com bastante fruta, todas que não levem espinhos de qualquer espécie, podendo-se encher uma jarra de vinho tinto com um pouco de mel. As saias das Ciganas são sempre muito coloridas e o baralho, o espelho, o punhal, os dados, os cristais, a dança e a música, moedas e medalhas são sempre instrumentos magísticos de trabalho dos Ciganos em geral. Os Ciganos trabalham com seus encantamentos e magias e o fazem por força de seus próprios mistérios, olhando por dentro das pessoas e dos seus olhos.

É muito comum usar-se em trabalhos Ciganos moedas antigas, fitas de todas as cores, folha de sândalo, punhal, raiz de violeta, cristal, lenços coloridos, folha de tabaco, tacho de cobre, de alumínio, cestas de vime, pedras coloridas, areia de rio, vinho, perfumes e escolher datas certas em dias especiais sob a regência das diversas fases da Lua.

Muitas vezes se formam no Espaço agrupamentos de Espíritos que conviveram em um mesmo clã e percorrem a caminhada da luz e dos trabalhos de caridade juntos, engrossando fileiras nas Correntes Ciganas. As Consagrações Ciganas devem ter sempre comidas nos ritual próprio, isto é, no Ritual Cigano.



Retirado da Revista Espiritual de Umbanda – Nº 8 – Editora Escala

Baseado no Livro Ciganos-Rom um Povo sem fronteiras de Nelson Pires Filho , Editora Madras


Para quem quiser nos conhecer,nosso endereço: Av. João XXIII - 663 (altos).
- Altura da Manograsso.
Telefones para contato: 9578-0550 / 7575-5814

Nossos trabalhos são realizados aos Domingos à partir das 16:00,consultas devem ser marcadas com antecedência,favos ligar ou chegar minutos antes.
- Próxima gira : Dia 04/10 :Gira de Ciganos - às 16:00- Compareçam!!

Saravá Oxósse,Salve o povo de Aruanda,Salve o povo,e Salve a nossa tão querida e amada Umbanda. Axé a todos e obrigada pela visita.

domingo, 20 de setembro de 2009

Próxima Gira: Festa de Cosme, Damião e Doum, pedimos às pessoas que irão se possível que levem um doce, guaraná ou brinquedo para nossas criancinhas.

Falaremos um pouco sobre essa maravilhosa Falange:

São Cosme e São Damião, santos católicos originários da Arábia, filhos de pais cristãos. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Após uma vida inteira dedicada à cura, e milagres, foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma como morreram.
Seu culto já estava estabilizado no Mediterrâneo no século V. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus despojos para Roma, onde foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.

Alguns relatos afirmam que foram amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e inimigos dos deuses romanos. Em outra versão, na primeira tentativa de morte, foram afogados, mas salvos por anjos. Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados.

Depois de mortos, apareceram materializados ajudando crianças que sofriam violências. Ao gêmeo Acta é atribuído o milagre da levitação e ao gêmeo Passio a tranqüilidade da aceitação do seu martírio. A partir do século V os milagres de cura atribuídos aos gêmeos fizeram com que passassem a ser considerados médicos, pois, quando em vida, exerciam a medicina na Síria, em Egéia e Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro. Mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões.

Sempre confiantes em Deus, oravam e obtinham curas fantásticas. Também foram chamados de "santos pobres". Muitos esforços foram feitos para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã dos filhos gêmeos pagãos de Zeus. Isto não é verdade, embora haja evidências de que a superstição popular muitas vezes fez supor haver em seu culto uma adaptação do costume pagão.

Igreja de Sao Cosme e Sao Damiao em Igaraçu, PernambucoNo Brasil, em 1530, a igreja de Igaraçu, em Pernambuco, consagrou Cosme e Damião como padroeiros. No dia 27 de setembro, quando é realizada a festa aos santos gêmeos, as igrejas e os templos das religiões afro-brasileiras são enfeitados com bandeirolas e alegres desenhos.

No candomblé, são associados aos "ibejis", gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas.
O nome Cosme significa " o enfeitado" e Damião, "o popular".

São padroeiros dos Farmacêuticos; das Faculdades de Medicina; Barbeiros e Cabeleireiros. Protege: Orfanatos; Creches; Doceiras; Filhos em casa; Contra hérnia e Contra a peste. Seu emblema: caixa com ungüentos, frasco de remédios, folha de palmeira.

De acordo com o padre Ernesto, da Cúria Diocesana, o dia em que se homenageia os santos, para a liturgia católica, é dia 27. "Cosme e Damião são mártires da Igreja, de acordo com referências literárias antigas. Eles teriam nascido em Cirro, na Síria, local em que foi construída uma basílica em homenagem aos dois", explicou.

Cosme, Damião e DoumNa umbanda Cosme e Damião foram crianças que desenvolveram a vocação para medicina muito cedo, colocando em prática o que sabiam. Eles teriam morrido com cerca de 40 anos e a oferenda de balas serviria para que os doadores protegessem os espíritos de seus filhos, preservando-os contra doenças. Na Umbanda, além de Cosme e Damião também é homenageado Doum, igualmente médico e pediatra, espírito Ogum (que teria desfrutado de vida terrena).

Os Erês, ou crianças do céu, como são conhecidos, são espíritos puros de coração, encantam e alegram todo o ambiente, trazendo aos presentes uma sensaçao de pureza, alegria e paz.
É impossivel não se contagiar com a ingenuidade dessas criancinhas que lhe pedem a benção, balas e guaraná. São considerados os anjinhos do mais puro sentimento, alegria, felicidade. É tudo de mais belo que possa existir em relação ao amor.
Quando se manifestam nos Terreiros, as crianças ocultam sua ação através de brincadeiras. Porém realizam verdadeiras curas que acabam se tornando imperceptiveis aos mais desavisados.
Além dos erês trabalharem para dissolver a rigidez e frieza de alguns pensamentos e sentimentos humanos, são capazes de trazer muita prosperidade, felicidade, alegria e em muitas vezes milagres, como uma cura inesperada, pois os Ibejis são representantes da medicina e os Erês detentores dos milagres divinos do criador.
Sempre que encontrar um Erê, seja gentil, lhe dê atenção, é a única atitude que uma criança espera de uma pessoa, ouça o que ele diz e pense a respeito, pois muitas vezes dizem o que precisamos ouvir.

*As oferendas realizadas pelo umbandismo, se estendem do dia 27 de setembro até o dia 12 de outubro (Dia das Crianças) consistem em depositar, em um jardim ou parque, doces, refrigerante de guaraná, velas azuis e rosas.
Salve as Criancinhas da Umbanda!!!


Para quem quiser nos conhecer,nosso endereço: Av. João XXIII - 663 (altos).
- Altura da Manograsso.
Telefones para contato: 9578-0550 / 7575-5814

Nossos trabalhos são realizados aos Domingos à partir das 16:00,consultas devem ser marcadas com antecedência,favos ligar ou chegar minutos antes.
- Próxima gira : Dia 27/09 :Festa de Cosme Damião e Doum - às 16:00- Compareçam!!

- Próximo post: um pouco mais sobre nossas Raízes.

Saravá Oxósse,Salve o povo de Aruanda,Salve o povo,e Salve a nossa tão querida e amada Umbanda. Axé a todos e obrigada pela visita.


domingo, 13 de setembro de 2009

Tupã Óca do cacique Aymoré- Um pouco mais de história


Anterior a 1960:
° Bahia: Joãozinho da Gomélia;
° Coroação de Félix Nascente Pinto: Caboclo Arranca Toco (Oxósse)

1960:
O Primado Organização Federativa de Umbanda e Candomblé - Primado do Brasil.
A história do Primado do Brasil tem seu surgimento através de Félix Nascente Pinto. Pai Félix a quem carinhosamente denominamos, trouxe a doutrina do Caboclo Mirim para São Paulo, e através de seus mentores espirituais fundou a Associação Espírita Luz e Verdade, a: " Tupã Óca do Caboclo Arranca Toco ".

28 de Setembro de 1960: Pai Félix obteve a autorização para fundar o Primado de Umbanda do Estado de São Paulo,deixando de ser uma delegacia do Primado de umbanda, para ser uma Federação Paulista.
Iniciou com 70 tendas filiadas, então registradas na Guanabara- Distrito Federal. Através do mesmo, grandes baluartes da Umbanda Paulista surgiram, bem como nasceram outras Federações.
Sucederam Pai Félix, na presidência: Iracema Tavares Bastos Pinto e Kléber Tavares Bastos Pinto;
Joana Imparato.
2001 em diante: Presidido por Maria Aparecida Naléssio (Tupixaba)
.

Novembro de 2008: O Primado de Umbanda recebe nova denominação: Primado do Brasil, Organização Federativa de Umbanda e Candomblé.

1960 a 1963: Elvira de Moura Lourenço é médium no Primado de Umbanda; Coroação com o Caboclo Irajé (Ogum Rompe Mato)

23 de Abril de 1964: Fundação da Tenda de Umbanda do Caboclo Irajé.

1969: Inicia no corpo mediúnico Gimias Salomão.

1987: Inicia no corpo mediúnico Hélio Salomão;
° Coroação de Alfredo Junior com o Caboclo 7 Pedreiras (Xangô Agodô), pelas mãos do Caboclo Irajé.

1990: Inicia no corpo mediúnico Débora Salomão;
° Coroação de Hélio Salomão com o Cacique Aymoré (Oxósse), pelas mãos do Caboclo Irajé.

1994: Fundação da Tupã Óca do Caboclo 7 Pedreiras.

04 de Maio de 1998: Desencarne de Elzira Salomão- Médium do Caboclo Tupinambá (Ogum Rompe Mato).

Junho de 1998: Após de 11 anos de dedicação, Hélio e Débora retiram-se da Tenda de Umbanda do Caboclo Irajé.

Julho de 1998: Hélio e Débora ingressam na Tupã Óca do Caboclo 7 Pedreiras.

24 de Abril de 1999: Desencarne de Elvira de Moura Lourenço (Madrinha Elvira).

Março de 2001: Coroação de Débora Salomão com a Cabocla Jacira (Oxósse), pelas mãos do Caboclo 7 Pedreiras.

13 de Janeiro de 2002: Desencarne de Gimias Salomão- Médium do Caboclo 7 Flechas (Oxósse).

Em Preparação...
Janeiro de 2005: Cacique Aymoré recebe Mão de Faca, pelas mãos do Caboclo 7 Pedreiras.

13 de Maio de 2008: Fundação da Tupã Óca do Cacique Aymoré.

Março de 2008: Madrinha Débora completa 7 anos de Coroa.

08 de Junho de 2008: Gira de Inauguração, com trabalho na linha de Caboclos e Baianos.

Agosto de 2008: Madrinha Débora passa a ser Babá na Tupã Óca do Caboclo 7 Pedreiras, hierarquia abaixo do C.C.T. (Comandante Chefe de Terreiro)
.

Janeiro de 2009: Madrinha Débora recebe Mão de Faca de seu Pai (Caboclo 7 Pedreiras), sendo considerada pelo mesmo como Babalorixá (Grau Máximo da Hierarquia).
Cacique Aymoré confere poderes iguais aos seus à Cabocla Jacira (Madrinha Débora), dentro da Tupã Óca do Cacique Aymoré.


Post de hoje: Agradecemos à presença do Junior chefe de Terreiro da Tupã Óca do Caboclo 7 Pedreiras, que esteve presente na nossa gira de hoje Gira Esquerda,com seu Exú Sete Catatumba, agradecemos à energia de seu orixá. Agradecemos também à presença de seus filhos. Não podemos deixar de agradecer também à presença da Carolina (Madrinha do Hélio).

Para quem quiser nos conhecer,nosso endereço: Av. João XXIII - 663 (altos).
- Altura da Manograsso.
Telefones para contato: 9578-0550 / 7575-5814

Nossos trabalhos são realizados aos Domingos à partir das 16:00,consultas devem ser marcadas com antecedência,favos ligar ou chegar minutos antes.
- Próxima gira : Dia 20/09 : Gira de Cura com Pretos Velhos - às 16:00- Abertura com Caboclos.
- Próximo post: um pouco mais sobre nossas Raízes.

Saravá Oxósse,Salve o povo de Aruanda,Salve o povo,e Salve a nossa tão querida e amada Umbanda. Axé a todos e obrigada pela visita.

Post criado por: Mayara Gomes ( Aboja Guaçú)
Dúvidas: Falar com Rafael ( Ogã Chefe) http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=fpp&uid=15440754912819530656






sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Tupã Óca do cacique Aymoré- Quem somos?


Somos uma casa de CARIDADE, com cultos voltados à religião Umbandista, através de TRABALHOS DE CARIDADE GRATUITOS.
Estes trabalhos são realizados através de espíritos, cuja missão é a orientação e ajuda espiritual aos que vêem em busca de auxílio.
Para que esses trabalhos sejam efetuados, esta casa apóia-se em 4 pilares:
FÉ - AMOR - CARIDADE - HUMILDADE
muito embora eu acredito que sejam 6: Fé,Amor,Caridade,Humildade,União e Simplicidade. Estes somos nós,pessoas que através de muita fé,se dedicam a vir,aprender e agregar conhecimentos,através de muito amor e união pela religião e seus demais,vem até nossa casa para buscar auxílio e nossos mediuns estão sempre ali prontos pra ajudar. Através de Humildade e Simplicidade, corremos giras por estas pessoas e por aqueles que ali não puderam estar. Nós somos tudo isso e muito mais.
Nossa casa segue com a iluminação de pai Oxósse,e os guias chefes da casa são :Cacique Aymoré (Oxósse) e Cabocla Raio Trovão (Iansã).
Nossos Padrinhos e seus guias: Hélio Salomão (Padrinho)- Cacique Aymoré,coroado na Tenda de Umbanda do Caboclo Irajé. Débora Salomão (Madrinha)- Cabocla Jacira,coroada na Tupã Óca do Caboclo 7 Pedreiras.

Fizemos esse blog,pra colocar nossa história,esclarecer dúvidas,colocar um pouco mais sobre a religião.Para quem quiser nos conhecer,nosso endereço: Av. João XXIII - 663 (altos).
- Altura da Manograsso.
Telefones para contato: 9578-0550 / 7575-5814

Nossos trabalhos são realizados aos Domingos à partir das 16:00,consultas devem ser marcadas com antecedência,favos ligar ou chegar minutos antes.
- Próxima gira : Dia 13/09 : Gira de Esquerda- às 16:00- Abertura com Ogum!
- Próximo post: um pouco mais sobre a nossa história.

Saravá Oxósse,Salve o povo de Aruanda,Salve o povo,e Salve a nossa tão querida e amada Umbanda. Axé a todos e obrigada pela visita.

Post criado por: Mayara Gomes ( Aboja Guaçú)
Dúvidas: Falar com Rafael ( Ogã Chefe) http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=fpp&uid=15440754912819530656